segunda-feira, 29 de julho de 2013

A história da Libertadores e Minas Gerais

Sou da opinião de que títulos são importantes, mas não são tudo no futebol. Não consigo entender a chatice desse pessoal que não liga para a história e paixão envolvida em cada um dos sucessos e fracassos dos clubes. Para esses, o futebol se reduz a uma certeza matemática.

Mas o que é ainda mais esquecido é a história das próprias competições. É muito comum que campeonatos importantes desapareçam, o que faz com que grandes glórias sejam esquecidas. O curioso é que, no caso da Libertadores, o contrário aconteceu. Um torneio no começo acanhado, aos poucos ganhou um status antes inimaginável. Os títulos da Libertadores dos clubes de Minas Gerais ilustram bem essa história, de um campeonato que começou como um torneio qualquer, passou por períodos conturbados, até a consagração como maior título do continente.

1. Copa Libertadores de 1976

O principal a se dizer é que, nos anos 70, ninguém dava bola para a Libertadores. Era normal ver times reservas indo disputar a competição. 

Não acredita? Pois bem, basta ver o que dizia a Placar na época.

Um torcedor do Cruzeiro diz sobre a final de 1977: "Olha, a torcida do Cruzeiro prefere mil vezes ganhar o Campeonato Mineiro em cima do Atlético a ser bicampeão da Libertadores. [...] Mas todo mundo está pensando numa coisa: se o Cruzeiro for bicampeão da Taça, vai entrar com força total sobre o Atlético na decisão do campeonato."

Ou seja: a Libertadores servia de mero aquecimento para a final do Campeonato Mineiro, já que, segundo o torcedor, "o que sustenta esta torcida é o Galo, vitórias sobre o Galo".

Já outro torcedor é um pouco mais otimista quanto à Libertadores. Como a torcida do Boca foi deselegante em Buenos Aires, diz que "ganhar a Libertadores passou a ser algo tão sério como derrotar o Galo".

Naquela época, torneios internacionais não tinham importância alguma. Até o campeonato regional era mais valorizado.  Assim, o título de 1976 mal foi comemorado na época e não teve muita repercussão. Era um título menor. Ao longo dos anos, com a Libertadores sendo valorizada, é que se criou o mito de que foi uma grande conquista.



2. Copa Libertadores de 1997

Nos anos 90, a Libertadores já era muito mais valorizada, mas ainda passava por altos e baixos. Em 1997 um fato inusitado aconteceu e colocou em xeque a credibilidade do torneio. Uma crise generalizada tirou do jogo o país com os clubes mais vitoriosos até então: a Argentina. O ano de 1997 ficou marcado como o início do lento declínio dos clubes "hermanos". Uma crise generalizada fez com que os clubes enviassem os times de base ou jogadores reservas. A situação foi tão grave que os jogadores, irritados com os clubes, deflagraram uma greve geral (saiba mais em reportagem do La Nacion). Aquele campeonato ficou conhecido como a "Libertadores café com leite".

Não por acaso, a imprensa internacional na época lamentou o fato de que a final seria disputada por um clube que jamais havia sido campeão nacional contra o representante do inexpressivo futebol do Peru, o Sporting Cristal - que até hoje não ganhou mais do que o Campeonato Peruano e tem um estádio para apenas 15 mil torcedores.

A própria diretoria do Cruzeiro reconhecia que o time não era dos melhores. Com medo de um vexame histórico na disputa intercontinental contra o Borussia Dortmund, começou a contratar por 6 meses jogadores da Seleção Brasileira especialmente para o confronto. Entre eles o jogador Bebeto.

3. Copa Libertadores de 2013

Ao longo dos anos, a Copa Libertadores foi ganhando cada vez mais importância. O número de clubes que participam aumentou gradativamente, o que valorizou a competição e a deixou mais disputada. Elemento essencial é a participação de clubes mexicanos, que em um primeiro momento desprezavam a competição. Hoje, a taça é muito cobiçada no país. Os clubes mexicanos se tornaram uma nova potência, inclusive rivalizando com os argentinos.  O que fez a competição mudar de patamar de vez foi a passagem da disputa intercontinental para o Mundial de Clubes da FIFA.

O caminho do Atlético na competição ilustra bem as dificuldades dessa nova Libertadores. O clube foi o primeiro lugar geral em um grupo "da morte". Depois, atropelou o tradicional São Paulo e deixou para trás o Campeão Mexicano e o Campeão Argentino, para derrotar na final o tri-campeão Olímpia. Não foi nada fácil.

Alguns elementos mostram a importância da Libertadores hoje:

* A final obteve a maior renda da história do futebol do continente, chegando a assustadores 14 milhões de reais

* O Mundial da FIFA será disputado no Marrocos. Cada vez mais países disputam o torneio, que atrai turistas e visibilidade

* A final foi transmitida em cadeia nacional pela Rede Globo de Televisão, assim como a semifinal (em 2009, o mesmo não aconteceu com o Cruzeiro sequer na final). Foi transmitida, também, para o mundo todo pela Fox Sports

* O resultado final foi destaque nos maiores jornais do mundo, que exaltaram Ronaldinho Gaúcho

O que podemos concluir? Corinthians e Atlético ganharam a Libertadores na hora certa. Daqui pra frente, a tendência é que continue difícil e o título mais cobiçado do continente.

260 comentários:

  1. Muito bom, mostra bem como está se dando a modernização do futebol sulamericano. Quem não correr, vai ficar pra trás. Os clubes argentinos já estão pipocando.

    ResponderExcluir
  2. Corretíssimo o post. Parabéns!

    Faltou dizer também que o Campeonato Brasileiro de 1971 vencido pelo Cruzeiro foi disputado apenas por 8 times e não teve grande repercussão. Já o de 2003, vencido pelo Galo com a maestria de Alex, Deivid e cia, foi um campeonato disputado por mais de 20 times, por pontos corridos, todos contra todos.

    Bom ler uma opinião imparcial e condizente com a verdade! Compromisso com os leitores acima de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está equivocado. Em 1971 todos os times grandes do Brasil disputaram o campeonato e todas as estrelas da seleção tricampeã (talvez a melhor de todas) jogavam no Brasil: Pelé, Gerson, Rivelino, Tostão, etc. Em 2003 as estrelas do campeonato eram Alex, e Deivid. Vê-se a diferença que o autor quis destacar no texto, e que você não pode ou não quis entender.

      Excluir
    2. Também é importante dizer que ninguém questiona o título do cruzeiro de 2003 que foi mais que merecido porém o Atlético não pode ganhar nada que é comprado, né?

      Excluir
    3. Brasileiro de 1971 foi um dos mais disputados da história. Como era o primeiro campeonato, todos deram a vida. Eram 20 times e não 8. Você deve ter confundido com o quadrangular amistoso de 66.

      Excluir
    4. WTF?! O Brasileirão de 71 foi vencido pelo Galo. E o de 2003 foi vencido pelo cruzeiro.
      Não entendi nada

      Excluir
    5. Os 20 times que disputaram o Brasileiro de 1971: Galo, América/MG, América/RJ, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internancional, Palmeiras, Portuguesa, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Sport e Vasco.

      Ou seja: o que havia de melhor na época e com poucas mudanças com relação aos 20 do BR13.

      Alguns dos jogadores que disputaram o Brasileiro de 1971: Ademir da Guia, Edu, Carlos Alberto, Clodoaldo, Dario, Gérson, Jairzinho, Leão, Leivinha, Luis Pereira, Paulo César Lima, Pelé, Piazza, Rivelino, Roberto Dinamite, Rodrigues Neto, Tostão, Zé Maria e Zico.

      Ou seja: um naipe desses num campeonato hoje só na Champions League ou no Campeonato Espanhol.

      Excluir
    6. Acho q o pessoal não entendeu a ironia! só acho...

      Excluir
    7. Foi o Galo que venceu o 1º Campeonato Brasileiro de 71 e não o Cruzeiro!

      Cruzeiro foi em 2003!

      Todo mundo doido. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

      Excluir
    8. campeonato brasileiro de 71 foi disputado por todos os clubes grandes, o de 2003 não foi. foi só 10 times grandes.

      Excluir
    9. Só acho se os títulos tão fáceis que o amigo fala acima foram conquistados pelo Cruzeiro! Será que o Atlético não tinha vontade de conquistá-los e deixou eles de lado!
      Parece que só o Cruzeiro disputa os títulos

      Excluir
  3. Engraçado como não cita que as últimas edições da Libertadores contam com poucos times argentinos, que são os maiores vencedores do torneio, e os que participaram, estão em péssima fase, na maioria. Sobretudo as edições de 2012 e 2013 mostraram caminhos bem mais fáceis do que os tempos áureos da Libertas, cuja rivalidade entre brasileiros x argentinos, argentinos x paraguaios, brasileiros x uruguaios, entre outros, ficou tão acirrada. O torneio, hoje, não deixa de ser bem disputado, mas está com o nível mais baixo de sua história e o caminho menos difícil. A prova é times sem tradição nenhuma no torneio serem campeões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz sentido sua argumentação. Primeiro: são cinco os times argentinos na competição. Segundo: os times brasileiros atualmente mais fortes financeiramente e o torneio está mais atrativo para os mesmos. Terceiro: times que nunca venceram o torneio serem campeões não implica necessariamente em que o campeonato ficou mais fácil. Pode ser interpretado que os últimos campeões se preparam melhor para vencê-lo.

      Excluir
    2. Olha cara, eu concordo que tanto o Corinthians no ano passado e o Atlético este ano se prepararam bem para vencer e venceram!
      Mas aí vem um camarada ridículo desse escrever esse monte de baboseira pra superestimar o título conquistado pelo Atlético e colocar os do Cruzeiro como se não valessem nada... me poupe!

      Excluir
    3. Os times Argentinos são poucos porque não classificam e não classificam porque não estão jogando bem! Estão pipocando!!!

      Excluir
    4. Tradição se conquista. Tudo tem um começo. O São Paulo nunca ganhou Libertadores! Tampouco chegava! De-repente, 2 de uma vez, 92/93. E aí? A Libertadores passou a não prestar por que o inexpressivo São paulo em termos de Libertas ganhou pela primeira vez!? Quanta bobagem! Sou Galo, mas reconheço que o Corinthians é um dos maiores clubes do Mundo! No mínimo 10 vezes maior que o Cruzeiro. Como um clube desse passaria toda sua história sem uma conquista dessas? Seria até injusto. Quanta besteira! Gente, passado é passado. Hoje, futebol é grana e Gestão. Quem tem condições de se estruturar e conquistar títulos, inevitavelmente conseguirá. O Atlético investiu no Clube o no time. Tem uma das melhores estruturas da América do Sul com moldes Europeus. Pois é exatamente ao contrário: Quanto mais clubes ganharem, mais valorizada ela ficará. Todas as competições tem seu devido e merecido valor, pois cada qual com suas dificuldades e particularidades do momento. A cada ano que passa, tem mais e mais empresas querendo investir no futebol e a cada ano a disputa fica cada vez mais acirrada em tudo. Quem Gerir melhor, estará mais ápto. Hoje, para investir em um clube nas condições atuais do Atlético, a empresa tem de literalmente "entrar na fila" para pegar senha sem garantia de ser atendido para o calendário 2014, por que 2013 já tá tudo lotado e quem tá dentro não quer sair nem por reza! A despedida do kalil nesta primeira gestão de 6 anos deverá acontecer em altíssimo nível, com a Graça do nosso Senhor Jesus Cristo. Prepare-se! Acostume-se!

      Excluir
    5. Ninguém está desmerecendo as Libertadores do Cruzeiro. Apenas a verdade! Que nos anos
      70 a 90, não tinha a importância que ela tem hoje. É infinitamente mais dificil ganhar.

      Excluir
  4. Vale lembrar também que em 1997 apenas 2 brasileiros disputavam a Libertadores, ou seja, a competição era muito mais fácil. Já sem os Argentinos em greve, ficou só o Grêmio de time grande em 97.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar que o melhor jogador do Grêmio(Paulo Nunes que estava comendo a bola) naquela ocasião foi convocado e ficou de fora dos confrontos das oitavas contra o Cruzeiro.

      Excluir
    2. Na verdade iam apenas os campeoes da Copas... nao é que nem HOJE que ate o 30° do Brasileirao vai... antigamente era bem mais dificil.. isso ai É POST DE FRANGA QUE NAO TEM O QUE FALAR E PAGA PAU PRO UNICO MINEIRO BI CAMPEAO DA LIBERTADORES.. tem que comer muito arroz com feijao para ser um Cruzeiro aindaa..kkkk

      Excluir
  5. Essa reportagem é um exemplo de como funciona o sistema de jornalismo no Brasil. Sempre tendencioso e com a finalidade de manipular noticias com intuito de tornar a sua visão uma verdade, sem se preocupar com os fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais são os fatos? Estão todos no texto acima, o problema é que a verdade é difícil de aceitar, principalmente quando vivemos no país das maravilhas.

      Excluir
    2. Quais fatos estão acima? Eu acho que fatos são as escavações, placares, e o que ocorreu em todos os jogos das competições! O que ele escreveu são simples afirmações...

      Excluir
    3. Amigo, isto não é reportagem. Isto é um blog. Opinião do autor.

      Excluir
    4. O autor já se declarou Atleticano.

      Excluir
    5. Opinião? O autor não colocou nenhuma opinião, só colocou os fatos. Acordem!

      Excluir
  6. Perfeito ... Parabéns pelo discernimento demonstrado. É preciso que todos saibam a verdade e esse texto ajuda à elucidar os fatos.

    ResponderExcluir
  7. "O caminho do Atlético na competição ilustra bem as dificuldades dessa nova Libertadores. O clube foi o primeiro lugar geral em um grupo da morte."????? Ilustra como? Olha o orçamento gasto de um clube brasileiro com os demais sulamericanos. Há uns 8-10 anos pra cá, não classificar na fase de grupo é ser motivo de piada.
    A propósito, citar torcedores no texto... revistas imparciais como estas que idolatram São Paulo e Rio. Isto foi ótimo! Faltou citar o Milton Neves. Este você esqueceu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ééééé... realmente a Placar é uma revista sem credibilidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      E sim, era o grupo da morte com o campeão argentino, São Paulo e o GALO. Sem contar o time boliviano que se mostrou muito forte.

      Excluir
    2. Pior é um simpatizante não saber quem foi Aldair Pinto para chama-lo de "um torcedor"... desconhecem a própria história.

      Excluir
    3. Interessante q nesses 8 ou 10 anos pra cá citados, eu vi o Cruzeiro ser derrotado numa final por um time argentino(q é tatra), ser desclassificado por um peruano e elas vem falar que tá mto fácil...
      Tá tão fácil q nem disputar a taça elas tem conseguido ultimamente.

      Excluir
    4. tão imparcial pra dizer que é o grupo da morte.... fala sério...um grupo normal, com dois brasileiros que deveriam se classificar e se classificaram, agora grupo da morte vc está de brincadeira... o arsenal tomou 5 a 2 nas duas partidas, esse time é forte?

      grupo da morte tem que ter 3, ou os 4 times fortíssimos (2 exemplos que me lembro: o possível grupo do cruzeiro em 2011, caso o corinthians tivesse se classificado, teria cruzeiro, estudiantes e corinthians, que acabou não se classificando e o grupo ficou normal, além do que o estudiantes não se mostrou o mesmo time de 2009... outro grupo da morte: libertadores 1994, cruzeiro, palmeiras, boca e velez (que foi campeão)...isso sim é grupo da morte...

      apesar de cruzeirense, estava lendo a reportagem na boa, tentando entender seus argumentos, mas depois desse grupo da morte, perdeu totalmente a credibilidade...kkk

      Excluir
  8. Verdade! O Atlético não pode ganhar nada que dizem que é comprado! Um absurdo!!!

    Mas dizer que os campeonatos que o Cruzeiro ganhou eram fracos e desvalorizados, ahh, aí tá certo!

    Se não valia nada mesmo, porque choram a derrota para o Flamengo em 81?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pq nao foi uma derrota dentro do campo entre os 22 jogadores e sim uma vitória do árbitro!! Eu acho engraçado essa torcidinha medíocre azul...eles sempre tem um discurso tendencioso e a seu favor, fugindo e distorcendo a realidade. Antes , diziam que eram os primeiros campeões brasileiros, isto pq a forma de disputa por pontos corridos começou em 2003. Agora são bi campeões, sendo o primeiro título DECRETADO e antes de 1971. Desmerecem os títulos da conmebol vencidos pelo Galo mas comemoram taça sulminas, nao vou nem rir pra nao perder a seriedade do meu comentário. Desmerecem o Campeonato mineiro ( que já não o vencem a 2 anos) mas se gabam por causa da triplice coroa. E por fim querem falar que o título de campeao da america do Galo foi comprado, mas se vangloriam do clássico vencido por 6 a 1. e ja ia me esquecendo, falam tanto sobre pesquisas apontarem a torcida do cruzeirin como a maior do estado, bom...gostaria de publicamente solicitar uma pesquisa agora, ja que parece que todos os recordes de público do Galo parecem não ser suficientes para provar qual torcida é a maior. Cuzeirin, CLUBE digno de pena, formado por torcedores anti- atletico.

      Excluir
    2. Pode parar, o atlético de 81 perdeu do Flamengo porque seu presidente elias kalil era um fanático que tentou ganhar na marra, o time ficou nervoso e apelou, o resto é chororô... aliás, o kalil pai não difere em nada do filho, fanático, arrogante, egocêntrico, desprezível, ganhou uma libertadores fraca e com grandes indícios de mala branca, além da ajuda da arbitragem, e fica aí tirando onda como se fosse gigante... faça o favor, pode comemorar, mas ficar desfazendo do título dos outros times??

      Excluir
    3. Engraçado é a libertadores 2013 ser comprada e os caras terem combinado um penalti aos 48 min do segundo tempo contra o Tijuana; 2 penaltis claros na semi final contra o Newells, podendo ter ficado 4 x 0 e nao ter disputa de penaltis e um gol chorado na final aos 41 min do segundo tempo, com o goleiro Silva fazendo otimas defesas, sem contar o penalti nao marcado em cima do Jo.
      Chora maria, seus titulos tomaram grandes proporcoes com o tempo. Ganhe apenas uma libertadores na epoca moderna! Para poder discutir, ESTUDIANTES!

      Excluir
    4. Não estou pedindo demais...me fale apenas UM indício de mala branca! Você acha que aquele cara do olimpia mirou na trave aquele último pênalti?

      Excluir
  9. Não que os títulos do Cruzeiro não tenham valor. Mas precisamos voltar a ter aquele pensamento de antigamente. Voltar a ver a beleza do futebol nas partidas, nas emoções, nas conquistas em geral, em tudo que o esporte proporciona em nível social e político. Saber dar os parabéns ao rival, quando este ganha. Saber reconhecer o trabalho do time, mesmo que este não seja campeão. Enfim, ter uma visão mais ampla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo!

      E acrescento:

      Não menosprezar as conquistas dos adversários!

      Excluir
  10. Sério que o autor do blog é jornalista? É por essas e outras que o STF afirmou que não é necessário ter diploma de jornalismo. Faculdade pra quê? Pra escrever isso??? Misturar paixão (cega e fanática) de torcedor com "pesquisa" é brincadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem ótima fontes como opinião de torcedores da época...

      Excluir
    2. Disse tudo: Fanáticos e cegos.

      Excluir
  11. Um aí em cima disse que o Brasileiro de 71 foi o primeiro...

    Faça-me um favor né? Salve Salve BAHIA, PRIMEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro campeão brasileiro foi o Galo em 1937! http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_dos_Campe%C3%B5es_(FBF)_-_1937

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ooohhhh meu Deus do céu. O campeonato Brasileiro começou sim em 1971... os demais campeonatos foram copas que englobavam times de todo o Brasil, só isso.

      Excluir
  12. Patola - Rei do Paint29 de julho de 2013 às 13:37

    Faltou dizer que as Copas do Brasil vencidas pelo Cruzeiro também eram desvalorizadas e com times ruins.

    A vencida pelo GALÃO é que foi boa, de nível técnico altíssimo, com repercussão mundial.

    ResponderExcluir
  13. Bela reportagem de 1 jornalistinha que depois de 105 anos viu seu time ganhar 1 libertadores...
    I M P A R C I A L como todo bom jornalista é esqueceu de falar que esse campeonato mineiro de 2013 foi o que mais importante da historia e que foi muito falado pelo PAPA Francisco...

    ResponderExcluir
  14. Faltou perguntar ao autor do texto, que se era fácil e um torneio desvalorizado, por que o glorioso Clube Atlético Mineiro levou 105 anos para ganhar uma Libertadores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tá certo! A Libertadores foi criada em 1908, junto com o Galo e é por isso que demoramos 105 anos para ganhar 1ª não é?? Seu timim fundado em 1921 ganhou a 1ª em 76, ou seja 55 anos. Além de ganhar o 1º Brasileiro em 2003 (o de 1966 foi uma taça DOADA pelo Ricardo Teixeira para conseguir apoio dos clubes), ou seja, 82 ANOS depois! Ok então!

      Excluir
  15. sou atleticano, mas semi final e final nao foi transmitida em rede nacional pela globo nao, esqueceu da RECOPA entre Corinthias e Sao Paulo? tb foi transmitida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas um jogo da Recopa coincidiu com um jogo da semifinal. O outro jogo foi transmitido.

      Excluir
  16. Vamos lá, aula de interpretação de texto:
    1 - Os clubes brasileiros nos anos 60, 70 não valorizavam a copa libertadores como hoje, mesmo o Brasil sendo tricampeão mundial só o Santos havia vencido o torneio até o título do Cruzeiro.
    2- A copa libertadores de 1996 teve um nível técnico mais baixo pela ausência das equipes argentina com seus times titulares.
    3- Hoje a Libertadores é bem mais valorizada tanto na parte esportiva com na parte econômica, exposição na mídia, etc.

    Ninguém está falando de campeonato de 2003, 1971, Copa do BR, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jota Galo, a Libertadores hoje é de fato bem importante para os brasileiros. Para os outros sulamericanos ela sempre foi importante. No entanto, hoje o futebol brasileiro tem situação econômica muito distante dos nossos vizinhos. Nos útlimos 9 anos, o Brasil teve um campeão em 6 edições. Antes do início da competição, já se fala que os favoritos são os Brasileiros. O Boca é sempre lembrado pela tradição.
      O fato é que hoje a Libertadores é um torneio para os grandes, que são os Brasileiros, mas que dá chance para um azarrão.
      Ano que vêm mais um Brasileiro vai ganhar a Libertadores.
      O apelido para nova Libertadores poderia ser Recopa Brasil.

      Excluir
  17. CHOOOORRRA MARRRIIIIIIAAAAAADA!

    a conmebol de 97 foi muuuuito mais disputada que essa draga de Libertas... sport cristal??? Lixo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    se existisse Libertadores na década de 80 o GALO tinha ganhado pelo menos umas 3! CHOOOOOORRRRAAAAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas existiu cara, fomos roubados, o José Roberto RATO tirou o titulo do Galo e deu de presente pro Flamengo, naquela época a cbf ajudou o Flamengo, hj que é só a commebol o Flamengo não ganha nem um titulo internacional, é foda, cbf vergonha !

      Excluir
    2. cbf deu titulo pro Flamengo?? Prova palhaço, fica aí chorando, a Cbf tirou o titulo de 87 do Flamengo, ganho no campo, isso sim, vai estudar... tudo culpa desse mineiro Ricardo Teixeira, deve ser atleticano esse safado...

      Excluir
  18. Sr. Atleticano, pós graduado, mestre, doutor, pós doutor na área futebolística. Sabemos que o Sr. ilustra a "nação" sofredora do galo, que para justificar a incapacidade de gerar TÍTULOS, se esconde através desta memorável critica. Acredito que as vitórias do CRUZEIRO são infinitamente inferiores a GRANDE E MAGNÍFICA VITÓRIA DO GALO EM SEUS 105 ANOS DE EXISTÊNCIA. Evidente que os 2 TÍTULOS DA LIBERTADORES CONQUISTADOS PELO CRUZEIRO, são nada, diante do título do Galo. Aliás, a LIBERTADORES era tão insignificante antes do título do Galo, que só passou a existir agora, pq antes o GALO não tinha nenhum "interesse" em ganhar este título, tanto que só o fez agora, depois de 105 anos de história.O GALO fez mais que a obrigação! POIS É SIM DE TÍTULOS QUE SE VIVE UM CLUBE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dor de cotovelo tá grande heim.....

      Excluir
    2. DOR DE COTOVELO? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. Chupaaaaaaaaaaaa maria.

      Excluir
    4. Chupa maria. aceita que doi menos!!!

      Excluir
    5. Tamo chupando! Temos total dor de cutuvelo, invejamos vocês, e somos o pior time do mundo. Pois vocês são os melhores do Mundo! E eu digo: os melhores do universo!!!!!!!!! Ficaram felizes agora?
      .....Nem assim aposto que ficam felizes!

      Excluir
    6. Pessoal, sem fanatismo, por favor! Calma! Sou atleticano mas consigo reconhecer que o bicampeonato do cruzeiro na Libertadores é importante sim. Mas que antigamente o torneio não tinha tanta importância é verdade! Tanto é que o Santos de Pelé e cia não disputava pois a diretoria santista preferia fazer excursões e lucrar com o rei do futebol no seu elenco. Volto a dizer: se antigamente foi fácil, bom para o cruzeiro e para o futebol de MG! Fato é que agora é a maior vitrine que um clube das Américas poderia ter para expor suas mercadorias, sejam jogadores, camisas, jaquetas, qualquer coisa ligada ao clube de futebol. Cruzeirenses e Atleticanos: rivalidade tem limite, que é do respeito. Muitas vezes as pessoas já lêem um artigo achando que estão desdenhando. Não é isso. Take it easy! Abraço!!

      Excluir
  19. que merda, como pode um cara gastar tempo para vomitar merda pela internet..

    provavelmente um torcedor lunático piadista do clube atletico mineiro! campeao mineiro! kkkkkk

    para de falar merda seu merda de merda! enfia essa paixao no rabo.. time vive de vencer titulos, ou entao o sao paulo nao seria o time mais importante do brasil, esse seria o atletico ou o bahia, que tem dois campeonatos importantes no curriculo, porra, torcedores fanáticos lunáticos piadistas... procura um psicanalista para se tratar...

    saco de estrume aproveita e se mata!

    e quando soltar foguete solta pelo rabo!
    kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou pouco mas falou bonito! você resumiu tudo que tem nesse blog..UMA MERDA!

      Excluir
    2. Pra chamar o cara de merda tantas so pelo fato do rapaz ser, segundo vc torcedor fanatico do galo, vc no mínimo, não torce pra ninguém, se torcesse por algum time saberia quem ama seu time move montanhas por ele. Mas penso que vc ja sabia disso so eata bravinho pq os cruzeirences na verdade vivem apenas pra ser ante galo.

      Excluir
    3. Mover montanhas significar : apagar as luzes do estadio?

      Excluir
  20. Em resumo:
    Campeonato Brasileiro não existia antes de 71, pois era Taça Brasil. De 72 para frente ficou desvalorizado, pois muitos times grandes ficaram de fora de algumas edições, e times pequenos como o XV de Piracicaba participaram. Logo, o mais disputado e importante foi o que o Galo ganhou.

    Libertadores era desvalorizada antes de 2013. Torneios com participação de Pelé, Tostão, Zico, Cerezo e outros não tinham nível técnico suficiente. Logo, a mais importante foi a que o Galo ganhou.

    Obs.: o Campeonato Brasileiro mais fraco da história foi o de 2006, pois não tinha o Galo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns, campeão. Você acaba de ganhar o troféu de rei das interpretações. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Mas uma coisa vc quase acertou:
      O campeonato brasileiro de 2005, no qual o Galo caiu, foi o pior da história, com vários escândalos, jogos anulados, penaltis roubados... Isso é indiscutível.

      Excluir
    2. Volta pra escola maria, vai aprender a interpretar texto. Maria sofrida.

      Excluir
    3. E a série B de 2006 foi muito... mas muito mesmo... maior que todos os campeonatos disputados até então... isso a nível mundial!!!

      Excluir
  21. O titica de Galo!
    Passa no Barro preto que te mostro o que e titulo, cronista esportivo pra mim e o Cajuru e nao esse merda que publicou isso e o Cajuru, que e isento foi categorico :
    O galo nao esta nem engatinhando se comparando com o Cruzeiro! Sua Libertadores nem aparece, se compararmos com as glorias do Cruzeiro, voces jogam copa do Brasil pra que?
    Pra dar vexame? Quantas participacoes na Libertadores?, nao foram por insuficiencia tecnica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chupaaaaaaaaaaaa maria 10 anos sem título. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Chupaaaaaaa maria que agora está dando até pro cajuru!
      Chuuuuupa gostoso, mariaaaaaaaaaaaa! Lambe tudo!!!
      Vocês vão ver o Galo trazer o título mundial de Marrocos.
      E aí, além de chupar, vão ter que engolir!!!
      Kkkk Invejosas!!!

      Excluir
  22. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rasga o cu com a unha, maria de merda!

    ResponderExcluir
  23. Que descontrole, meu caro. Acalme-se. Ninguém está tirando a taça do Cruzeiro. É apenas uma prova histórica de que na época não valia nada.

    ResponderExcluir
  24. Mas isso todo mundo já sabia, uai. Em MG todo mundo sabe que as 2 libertadores do Cruzeiro não valem meia taça do Galo. Por isso elas estão rasgando o cu com a unha, sô.

    Chora, não vou ligar...

    ResponderExcluir
  25. Sou atleticano mais essa materia esta informando ou se expressou mal..
    em 97 tinha sim times argentinos.. o campeao de 96 river plate, racing e velez.. o que aconteceu foi que na argentina os jogadores estavam em greve.. e esses times jogaram com times juniores..! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. C sabe ler não? É isso que tá escrito na matéria cara

      Excluir
  26. Pera aí. Então você, cruzeirense, tá aqui postando 20x descontrolado, comemorando... 81?

    A que ponto chegaram os cruzeirenses. O negócio tá feio mesmo pro lado de vocês em MG. Eu sou corinthiano, concordo em partes com o texto. Mas que descontrole!

    ResponderExcluir
  27. Curioso é ver que antes da merecida conquista atleticana da Copa Libertadores 2013, nenhum atleticano se atreveria a criticar a dificuldade da Copa Libertadores 76 ou 97. Hoje o Atlético se destaca, tem um bom time e foi campeão com méritos, tendo a chance de, se continuar o bom trabalho e se a parte financeira permitir, se manter no topo, fazendo com que o clube tenha a melhor década de sua história no que diz respeito a títulos. Ainda assim, é necessária muita paixão pra não ver que hoje, em 2013, o Atlético começa a caminhar, enquanto seu rival está claramente à frente no que diz respeito a história, principalmente internacional.

    ResponderExcluir
  28. Um cara que perde tempo escrevendo uma matéria dessa deve ser um completo retardado. O atlétiquim de Minas pegou uma das libertadores mais fáceis dos últimos tempos...nenhum time brasileiro estava com um bom futebol, todos os times argentinos ruins...times sem tradição "santa fé, tijuana"...colocar o nome do 6ay1o na mesma linha do texto com o corinthians é um desrespeito ao corinthians. atlético é time pequeno ainda. Tem de comer muito arroz com feijão ainda. O Cruzeiro tem uma história brilhante, 2 libertadores, 4 copas do brasil...o pior é que o atlético tem uns torcedores iguais a esse que escreve nessa coluna que não admitem que torcem para um time medíocre! Que pena de vocês franguinhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chupaaaaaaaaaaaaa maria de merda. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  29. pessimo texto, completamente distorcido.
    a libertadores esta ao contrario do quiz o texto, cada ano mais facil, devido a crise economica que atingiu mais nossos vizonhos.

    a libertadores desse ano, os 4 favoritos era brasileiros, ano passado tambem.
    No passado compentiamos contra dopping, etc etc.
    exista a supercopa, so com os campeaos da libertadores... enfim, dezena de argumentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Nunca vi tanta merda escrita em um texto só.

      Excluir
  30. Resumindo:

    Você quer colocar na cabeça das pessoas que o Cruzeiro ganhou porque ninguém dava importância à competição e o Atlético ganhou a mais difícil de todas as Libertadores da História?

    Além disso, quer menosprezar a história de um time que é mundialmente reconhecido como referência no futebol Mineiro...

    Quiçá, modificar a história do futebol Brasileiro, colocando o Atlético como melhor time de todos os tempos.

    Jovem, leia mais, ouça mais seus avós e aprenda a ser humilde. Eis o motivo de serem odiados nacionalmente, vocês não tem nada, muita coisa foi arrancada de vocês, mas nada justifica essa arrogância em desmerecer e querer SEMPRE esnobar do Cruzeiro.

    Penso que se continuarem assim, serão outros 50 anos de Jejum!

    O orgulho é uma pulguinha que devemos pisar ao levantar, para que não sejamos surpreendidos.
    Mais humildade e mais trabalho fazem o sucesso de qualquer ser,entidade,organização, ou o que quer que seja.

    Se quer ter atenção nas suas palavras, seja imparcial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns cara!

      Belas palavras!

      Um dia talvez ele aprenda... assim como muitos que estão comentando aqui!

      Excluir
  31. O único argumento dessa raça é que o título foi COMPRADO!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    PROVA, FILHA DA PUTA, PROVA!!! Raça desgraçada e pequena que não consegue enxergar um palmo na frente do nariz. "O meu é lindo e conquistado dentro de campo, o deles é comprado"

    CHORA FILHA DA PUTA. CHORA DEBAIXO DA CAMA, QUE É ONDE VC DEVE TER SE ESCONDIDO NA QUARTA-FEIRA! CHORA DESGRAÇADO! SEU IMPÉRIO COMEÇOU A RUIR!

    Agora vai lá, comemorar a vitória sobre o time C do Atlético, do "amigos do Leleu".

    ResponderExcluir
  32. Kkkkkkkk referência internacional do futebol mineiro... kkkkkkkkkkkkkkkkkk é pra rir mesmo! Crussero Maricones kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  33. Se o Olimpia é um ex-time, por onde anda o GLORIOSO Sporting Cristal? Disputou essa Libertadores? Ano passado, disputou?

    É típico da história desse clube, italiano-facista, querer desmerecer o que é dos outros. São "seres superiores" como proclamado por Mussolini, aliado de Hitler.

    Quero que esse desgraçado filha da puta PROVE uma merda que tá dizendo. Prova desgraçado! Prova que foi comprado!

    Típico de demente puxador de carroça que não valoriza o que é dos outros. O campeonato mais difícil da história e o desgraçado, demente, animal filha da puta, vem falar que é comprado. CHORA MARIA, CHORA DESGRAÇA!

    E SE ENFIA DEBAIXO DA CAMA DE NOVO QUE O MUNDIAL TÁ CHEGANDO!

    ResponderExcluir
  34. "Torcida babaca que não merece um minuto de atenção"

    http://natelinha.ne10.uol.com.br/noticias/2013/07/25/globo-bate-recorde-de-audiencia-com-final-da-libertadores-em-bh-64060.php

    A final de 2009 não foi mostrada nem pra São Paulo nem pro Rio.

    Ninguém se interessa por time pequeno. Lidem com isso.

    ResponderExcluir
  35. O que tem de simpatizante tentando escrever bonito para dizer besteira de forma culta é de impressionar. Aliás, algumas opiniões e críticas nem valem ser lidas por completo tamanha asneira é descrita. Sabe o que importa da opinião pífia de alguns celestes cheios de vaidade? Nada...
    Durmam e cuidem da sua dor de cotovelo porque os alvinegros agora estão apenas recuperando a voz e preparando as malas.
    Saudações alvinegras!

    ResponderExcluir
  36. frangas filhas da puta, parem de chorar 1981. Esse choro não vale nada segundo vcs mesmas.

    E ganhem uma libertadores dentro de campo, já que vcs pagaram ao ferreyra e ao tecnico do olimpia. kkkkkk

    ResponderExcluir
  37. Libertadores 2013 comprada por 15 milhões olimpia esta quebrado e uma furada bisonha daquela no primeiro gol mais o gol que o cara errou sem goleiro escorregando estranhamente! Fontes seguras comoprado por 15 milhões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, você tem em mãos uma importante prova com essas fontes... Entregue à CONMEBOL a denúncia e deixe o esporte mais limpo!!!

      Excluir
  38. Não tiro o mérito do galo de ser campeão, mas o que o Corinthians pegou de pedreira ano passado nem se compara com os que o galo pegou nesse ano, e o escritor desse texto querendo tirar os méritos dos outros times que ganharam a libertadores, de muito tempo pra cá que o campeonato já é muito dificil. o momento não nega que o futebol brasileiro está dominando, pois a estrutura dos clubes melhorou monstruosamente !

    ResponderExcluir
  39. Na boa cara, me enviaram esse texto falando que valia a pena ler. Nunca vi tanta bobagem escrita em um lugar só. Você, com o perdão da palavra, é um ignorante. Se você gosta de escrever, escreva sobre outra coisa porque de história do futebol você não entende nada e se me permite, não tem futuro nenhum.

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pela reportagem.
    Você só foi infeliz em começar falando que a historia não é valorizada e terminar desvalorizando ela.
    Hoje os times de tradição da Argentina estão muito mais em crise do que qualquer outro ano, libertadores hoje ficou mais fácil, qualquer time sem tradição consegue ganhar.

    ResponderExcluir
  41. gaylo campeão foi uma aberração da natureza e a sorte de encontra um clube falido atrás de alimentação na final.

    essa é a libertadores forte atual? um time tendo que se prostituir por alguns milhões? E ainda teve os fortíssimos tio joana e lixo old boys que no passado não disputava isso. Antigamente era river, boca, cruzeiro. Hoje em dia a libertadores tem que presenciar uma final entre patético-mg x olimpia falido e prostituta. Quase uma champions atualmente hein, franga babaca

    ResponderExcluir
  42. Bom texto, ao meu ver apenas uma falha, compara o incomparável, a tecnologia que nos possibilita viver o mundo instantaneamente, 71, 97, a televisão estava em outro patamar de alcance e a internet nem se fala.
    Então que fique cada um em seu momento histórico, e seu valor compatibilizado com sua devida época. Hj em dia tudo é mais fácil.
    Vlw pelo texto.

    ResponderExcluir
  43. Reportagem tendenciosa!
    Com certeza quem escreveu isso é torcedor do Patético....desmerecendo as conquistas do Cruzeiro!
    "Um torcedor do Cruzeiro diz sobre a final de 1977...." Quem era o torcedor, tem o nome dele? Sem provas não há fato!
    O Patético sempre será o 2º time de minas..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na imagem há o nome do torcedor, citado pela revista Placar. Trata-se de ninguém menos que Aldair Pinto, torcedor histórico e folclórico do Cruzeiro.

      Excluir
    2. Hahaha! Acabou com o cara agora. Ele duvidou que tinha fonte hahahahahahahahahahahahawhahahahaah

      CHORA MARIA, A VERDADE DÓI

      Excluir
  44. Acho engraçado cruzeirense falando de humildade.... Se vcs tem tanta certeza de que o Galo e um time pequeno, pq se preocupam tanto com ele? Pq não vão disputar logo o campeonato europeu? E se campeonato estadual não vale nada pra vcs, fds, pq e a disputa mais direta entre os dois e vcs sabem muito bem quem tem mais titulos, mais gols, mais vitorias, mais td por aqui!

    ResponderExcluir
  45. Que grandeza e essa se não consegue ser o melhor no próprio estado??? O Galo e pequeno, não e? Façam um favor a tds e vão se preocupar com o seu time! Chega de mimimi, recalcados!

    ResponderExcluir
  46. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tenho dó de Maria coko vcs sempre prepotentes e arrogantes não ganha nada a 10 e se acha a vadia das galáxias. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk maria de merda.

    ResponderExcluir
  47. Chupaaaaaaaaaaaa maria de merda. Vc é ridículo soberdado como seu lixo de time. 10 anos sem ganhar nada. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk mais um Chupaaaaaaaaaaaa maria de merda. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  48. Chupaaaaaaaaaaaa seu ridiculo galo sempre deu mais ibope que esse lixo de time azul calcinha. Maria de merda.

    ResponderExcluir
  49. Chupaaaaaaaaaaaa Marias e bambis. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  50. Quanta raiva e quanto ódio para ficarem discutindo qual time é melhor; ou quem ganhou o campeonato mais difícil. Como se isso fosse fazer diferença na vida de vocês. Nunca vi tanta perda de tempo como tenho visto ultimamente na rivalidade local. Discussões vazias e infrutíferas. Parecem um monte de crianças brigando para ver qual tem o brinquedo melhor. O Atlético foi campeão e isso é fato: atleticanos comemorem o título e ponto; cruzeirenses busquem conquistar o seu ou exaltem os já conquistados e ponto. Simples assim. Ambos parecem crianças invejosas. Enquanto isso, suas dívidas e problemas continuam na mesma. Futebol, o circo do povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que você é cruzeirense e simpatizante. kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  51. Cruzeiro time pequeno? Entao o "galao" eh minusculo. Um time com o dobro de brasileiros, o dobro de libertadores e o quadruplo de copas do brasil q vcs merece, no minimo, respeito. Uma libertadores depois de 105 anos nao é nada perto da historia do cruzeiro. Sem clubismo, por favor

    ResponderExcluir
  52. não há o que discutir, para os atleticanos, número e quantidade não serão nunca levados em consideração. 1/2 libertadores deles vale mais que todas que o Brasil levou até hj.... mas tb pra quem colocou até no hino um (título?) expressivo como o de campeão do gelo.... esperar o que né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não colocamos que "vivo cheio de viadagem (ops, vaidade)"....

      Excluir
  53. Antes colocar o o título no hino do que cantar um hino que as marias são cheias de vaidade!! é coisa de maria mesmo. estão todas descontroladas por que não esperavam o galo ganhar essa libertadores. e agora ficam aí somos bi e blábláblá. temos uma libertadores, mas somo héteros!!! coisa que vcs não são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manolo, você é tão otário que estamos falando de FUTEBOL... TÍTULOS... CLUBES... e vc vem com essa ideinha de "eu sou galo doido fanático e cruzeirense é gay"... Vacilão! Retardado Mental!

      Excluir
    2. Argumento de Maria: TÍTULO COMPRADO

      Alguém me prova que o título de 97 também não foi comprado!

      VÃO TOMAR NO CU, RAÇA DESCEDENTE DE FASCISTAS! ENFIEM O DEDO NO CU E SE ENFIEM DEBAIXO DA CAMA QUE O MUNDIAL TÁ CHEGANDO!

      Excluir
  54. Texto mais imparcial que esse só 2 desse uhauahuha

    ResponderExcluir
  55. Atletico ganhou a libertadores mais dificil, pq Tihuana e Newels Old Boys são timaços #SQN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar na goleada em cima do temido Arsenal de Sarandi

      Excluir
    2. Sporting Cristal é um timaço!

      FOI O CAMPEONATO MAIS DIFÍCIL DA HISTÓRIA! FALAR QUE O NEWELL'S ATUAL CAMPEÃO ARGENTINO É UM TIME FRACO É DAR ATESTADO DE JUMENTICE. ASNO, DEMENTE, VAI PUXAR CARROÇA, MARIA DEMENTE!

      Maxi Rodriguez, Heinze, Scocco, timinho de merda... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Sporting Cristal...

      NÃO TEM ARGUMENTO, SE ENFIA DEBAIXO DA CAMA E ENFIA O DEDO NO CU, MARIA DESGRAÇADA!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  56. Se as libertadores antigamente eram tão fáceis, pq o galo nao ganhou a de 1972? hein? prepotente. jornalista frustrado. atleticano sempre foi e sempre erá arrogante, como seus achismos... desde que me conheço por gente escuto: "ano que vem voces vão ver..." escuto essa frase a mais de 20 anos. Agora que ganhou a libertadores vai dizer que é a única que presta. coisa de atleticano mesmo. pensamento pequeno para time pequeno. Ou seja, estão desmerecidas entao as conquistas de Santos (anos 60), Gremio e Flamengo (anos 80) São Paulo Anos 90. A única que presta é a do Galo. O galão da massa. O melhor time do século. O campeão do gelo. O time que caiu pra segunda divisão em 2005 mas em 2006 foi campeao. A Serie B que deve ser difícil de ganhar né bacana? Grande conquista. Cara, eu nunca vi um artigo tão ruim e unilateral como esse. Percebendo a estratégia (se é que o nome pode se dizer assim) vejo que você é um despreparado e mesquinho. Por isso tem um blog, coisa de frustrado.

    ResponderExcluir
  57. Discordo de alguns pontos e concordo com outros.

    Realmente na década de 70 a Libertadores não era a menina dos olhos dos clubes brasileiros, tanto que foi a década com menor número de títulos que o nosso país conquistou. Nesse ponto, perfeito o seu texto.

    A competição passou a ter valor para os brasileiros quando o São Paulo conquistou o seu bi, em 92/93. Na época o Tricolor ganhou, além dos títulos, muita notoriedade e dinheiro pelas conquistas, o que fez com que os outros clubes passassem a desejá-la.

    Em 97, não posso concordar totalmente com o seu texto porquê, apesar da crise no futebol argentino, tínhamos também o Grêmio, o Colo Colo, o Universidad do Chile, o Cerro Porteño, o Peñarol e o Nacional do Uruguai, times com muita tradição no torneio. Nesse ponto o seu texto me pareceu um pouco parcial.

    O futebol mexicano não dá a mínima para a Libertadores, exatamente por essa competição não dar vaga no Mundial de Clubes. O foco, para os times Mexicanos, é a Copa dos Campeões da CONCACAF. Tanto é verdade que até hoje, em mais de dez anos de participação mexicana, os times de lá só chegaram em uma final da competição, em 2010 contra o Inter. E perderam.

    E, para finalizar, poucos são os países que querem sediar o Mundial de Clubes da FIFA. Tanto que, fora o Japão, apenas Marrocos e Qatar o fizeram (países sem a mínima tradição no futebol).

    Acredito que você seja Atleticano e aproveito para parabenizá-lo pela conquista do seu time.

    Mas, seja um pouco mais coerente. Não tente dar à conquista do seu time mais importância do que ela teve para os outros.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse blogueiro é tendencioso, cara. Na década de 70 o Cruzeiro foi campeão em 1976 e vice em 1977, o São Paulo foi vice em 74. Era dificil jogar contra os catimbeiros argentinos e uruguaios, contra o juiz, contra o doping. Por isso, poucos títulos. O presidente do Fluminense, Fracisco Horta, chegou a oferecer dinheiro ao Cruzeiro para jogar a Libertadores de 76, queria jogar de qualquer jeito, com a máquina tricolor de Rivelino. O Cruzeiro não aceitou a proposta, que era bastante dinheiro, e buscou o título. A questão é que o torneio era uma GUERRA, e poucos times se atreviam a entrar nessa GUERRA. Só os times valentes e dispostos a tomar cusparadas na cara, xingos, tomar pedradas, etc. O Cruzeiro conseguiu ser campeão em 76, o Flamengo em 81 e o Gremio em 83. Times heróis, não era pra qualquer timinho.

      Excluir
  58. Só tem comediante aqui véi... kkkkkkkkkkkkk
    Só a de hoje é que vale néh... na moral... aproveitem que a Taça Original agora está com vocês (frangas) e tirem as 2 placas que estão na base dela... não valem muita coisa mesmo néh... o que vale é a Comenbol... kkkkkkkk

    Ri muito!

    Só franga iludida pra achar isto!

    ResponderExcluir
  59. Um nome para definir este texto e alguns comentários:

    DOENÇA!!! E das BRAVAS!!!

    ResponderExcluir
  60. Ter duas Libertadores e não ter o Mundial é igual a ter dois bagos e não ter o pau...
    E sofram marias vaidosas refrigeradas: o Galo vai trazer o Mundial de Marrocos e enfiar no rabo arrombado de vocês!!!

    ResponderExcluir
  61. Claro que em 1976 o Crugayro comprou o título!!!
    O goleiro do River sinalizou o canto para o Jãozim (BAILARINO da Toca... ui ui ui!) dar aquele bicudo no gol de falta. Prestem atenção nas imagens.

    ResponderExcluir
  62. O Wright não tirou título nenhum das franguinhas... eles não foram eliminados antes da final!!!

    ResponderExcluir
  63. Quem quis desmerecer as conquistas do outro foi esse "jornalista barato"

    ResponderExcluir
  64. Parabéns! Texto irretocável. A verdade foi dita e mexeu com a vaidade do lado refrigerado de Minas.
    Conclusão: hoje o Galo tem mais visibilidade mundial e faturou muito mais grana!

    Avisa pras marias: quando o Galo trouxer o título mundial do Marrocos, essas putinhas, além de chupar, vão ter que engolir!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ganhar o título vai ter muita franga rosada pra chupar e engolir antes mesmo de chegar aqui... kakakaka

      Excluir
  65. Olha, sou torcedor do Internacional e portanto imparcial. Acho que vocês não entenderam o texto. Ele não tá falando se o título vale mais ou menos e sim a evolução do C. Libertadores.

    É claro que antes era muito mais várzea. Década de 60 e 70 ninguém ligava mesmo, isso é histórico. Fora que ele citou fontes, né.

    Que pena, belo texto que virou briga entre Atletico e Cruzeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você torce pro Internacioanl, sabia que os titulos brasileiros todos que conquistaram foi nessa época de '' varzea'' segundo você, além de ter conseguido um vice da Libertadores em 1980 e ter visto o Gremio ganhar uma em 1983? È cada um...

      Excluir
  66. É... Sou torcedor do Fluminense e achei o texto legal. Trouxe uns elementos históricos que ás vezes a gente nem lembra. Os ânimos estão muito exaltados em MG. Custa entender que Atlético e Cruzeiro se equivalem? O que o Cruzeiro tem mais em títulos o Atlético compensa em torcida e história, mística.

    Acho que os cruzeirenses estão exaltados pq o Atlético está chegando... Mas o Cruzeiro também tem um bom time.

    ResponderExcluir
  67. Hahahahaahahahahahaahahah

    Prezado autor, com este texto e toda validação por parte da torcida atleticana cai por terra, então, a crença (de vocês) de que não existia campeão brasileiro anterior a 1971 e, assim, reconhecem, enfim, que o Cruzeiro é o legítimo Campeão Brasileiro de 1966 (apenas 5 anos antes do primeiro e único título de vocês). Claro que ninguém precisa da análise ou da validação de qualquer torcida para agregar valor a seus troféus. Nunca li nem ouvi tanto mimimi.

    O problema do atleticano é que não sabe perder e, pior, nem ganhar. Não basta serem campeões da Libertadores, agora querem desmerecer os legítimos e incontestáveis títulos do Maior de Minas.

    Ao torcedor do Fluminense, não me venha com esse papo de mística, torcida e história... a história do Cruzeiro e a força da sua camisa foram construídas dentro do campo do esporte. Claro que há peso político também, não fosse a segunda guerra seríamos Palestra Itália até hoje e tudo seria diferente, mas enfim. Quando o futebol mineiro se profissionalizou e se projetou nacional e internacionalmente com o Mineirão, a partir de 1965, todos conheceram a geração de Raul, Piazza, Tostão, Joãozinho e companhia. Daí para frente basta querer saber, quem vive no autismo realmente só vê o que lhe convém.

    ResponderExcluir
  68. Aos animais que não sabem ler: os argentinos jogaram, mas foram eliminados por um time ridículo do Peru pq mandaram RESERVAS e JOGADORES DE BASE... Todo mundo sabe disso!

    O texto não fala que NÃO TINHA ARGENTINO e sim que MANDARAM RESERVAS E BASE

    ResponderExcluir
  69. Contra fatos não há argumentos. Muito chororô aqui, mas até agora ninguém trouxe fonte nenhuma.

    As fontes do texto não deixam dúvida, é só ler.

    Foi campeão duas vezes? Foi. Parabéns. Ninguém tira isso. Mas também não se pode apagar a história de como foram essas conquistas.

    Ou essa Placar foi falsificada? Ou a greve não existiu? Ou os Perrelas não foram atrás de Bebeto e cia. pra ver se arranjava alguma coisa no Mundial (e mesmo assim apanharam)?

    Nenhum cruzeirense vai questionar esses fatos.

    ResponderExcluir
  70. Daqui a pouco vão falar das conquistas do brasil nas copas de 58, 62 e 70. E do rebaixamento de 2005, nao tem a crítica não?

    ResponderExcluir
  71. Não quero nem saber. Só sei que tenho 2 e em 97 eu tava lá na final.

    ResponderExcluir
  72. Excelente texto. Finalmente alguém consegue argumentar com fatos o que a maioria quer descreditar com subjetividade. Bravo :)

    ResponderExcluir
  73. do rebaixamento de 2005, nao tem a crítica não?

    ResponderExcluir
  74. Em se tratando de disputa todos os títulos são importantes, em cada competição, ou em cada época com devidos valores dados aos mesmos.
    O único título que não tem muita importância nesse País ainda é o de Eleitor por vários fatores...Principal os Eleitores.
    No Futebol vestiu a camisa, não importa se é titulares ou reservas, é uma opção; mas o que vale é o resultado, esse que fica nas Estatísticas.

    ResponderExcluir
  75. * Digo: se são titulares ou reservas...

    ResponderExcluir
  76. E outra mentira do texto: A final da Libertadores não foi transmitida em cadeia nacional. Em São Paulo foi transmitido a final da Recopa e no RJ e no resto do Brasil o jogo do Flamengo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passou sim. Eu moro em São Paulo e passou o segundo jogo da semi e o segundo jogo da final para São Paulo. Tanto que cancelaram Saramandaia no Brasil inteiro aquele dia.

      Os jogos da Recopa bateram com os primeiros jogos apenas.

      Excluir
  77. escritor dessa matéria é um besta mesmo ... ainda bem q não li tudo pois o cara é besta atleticano e nada mais .... 6a1o com inveja pois qndo temos 2 libertadores e 2 brasileiros e 4 copas do Brasil vcs só tem 1.

    ResponderExcluir
  78. 9x2 do galo tambem não foi valorizado como seria hj. Fazer o que?

    ResponderExcluir
  79. Atleticano fanático, vai beber cerveja na praça 7 que rende mais.
    Lembrete da matéria que saiu ontem no G1: Cruzeiro Esporte Clube tem mais de 30.000 sócio torcedor, em quanto que o Atletico tem 21.000 sócio torcedor. Aqui em Bh tem muito Atleticano barulhento mesmo concordo, mas como sou do Triangulo Mineiro, aqui 97% é CRUZEIROOOO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal estar em 2 lugares ao mesmo tempo hein bichona azul

      Excluir
  80. resumindo, ei cruzeiro caiu no desespero, dezembro esta ai o q fazer. kkkkkkk melhor q ser campeão e ver as neymarias pirando kkkkkk chupa cruzeirense enfia os 10 dedos no butão e batam palmas pro galo kkkkkk.

    ResponderExcluir
  81. Talvez um dia, caro escritor, você irá aprender que você não se torna grande diminuindo a conquista dos outros, você se torna grande pelas suas próprias conquistas.

    ResponderExcluir
  82. O texto me parece um pouco passional, mas tem suas verdades.
    Já os comentários são na maioria de péssimo gosto e esses sim extremamente passionais. Cada um puxando para o seu time.
    A verdade é que os cruzeirenses estão querendo diminuir o valor da grande conquista atleticana.
    Quando dizem que o Atlético tem 105 anos sem títulos de expressão, são burros ou mal informados!
    Quando acham que só os títulos deles são mais valiosos, são egocêntricos e tendenciosos.
    Parabéns ao Cruzeiro, pelos títulos anteriormente conquistados, mas é bom que reconheça que o Atlético tem um histórico de grandes conquistas e agora é o atual Campeão da Copa Libertadores da América!
    Parabéns ao Clube Atlético Mineiro! Que seja Campeão Mundial!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  83. Azuzinhas! Falem que a Libertadores de 2013 foi comprada, que vamos desmerecer as suas também. E o melhor, é que temos argumento para desmerecer as suas, o contrário de vocês, que falam que foi comprada pra não admitir que o Galo é o melhor time da América.

    ResponderExcluir
  84. Repo rtagemtendenciosa, hein cara?

    ResponderExcluir
  85. O mais interessante, é que você, blogueiro tendencioso, não entende de futebol. Se a Libertadores não valia nada naquela época, porque vocês choram a de 81, até hoje? Tem mais. A libertadores na década de 70 era muito disputada, os times fortes entravam para ganhar.Era difícil ser disputada, por questões financeiras, violência, arbitragem, etc. Mas quem tinha time bom queria ganhar. Pesquisa aí, o presidente do Fluminense, em 1976, quis comprar a vaga do Cruzeiro na Libertadores, tamanha vontade que tinha de ganhar o torneio com a máquina tricolor de Rivelino. O São Paulo de Valdir Perez foi vice campeão em 1974, numa final contra o Independiente, o Cruzeiro ganhou em 1976, foi vice em 1977, o Internacional de Falcão foi vice em 80 e o Flamengo campeão em 81, o Gremio ganhou 83 e foi vice em 84. Isso aí é desculpa de quem nunca ganhou em épocas de guerra, a Libertadores. Quem tinha time pra ganhar, queria ganhar. O Corinthians priorizou o paulista de 77, realmente, pois se fosse disputar a Libertadores, fatalmente perderia por ter time inferior aos outros e atrapalharia na campanha do fim da fila do estadual após 23 anos. E sobre 1997, o Cruzeiro deixou o bicampeão Gremio e o campeão Colo Colo pelo caminho. E sobre título brasileiro, o Cruzeiro foi campeão nacional em 1966. E sobre a época de Pelé e Libertadores, se a Libertadores não valia tanto pra ele, o que valia era Taça Brasil, e nessa aí meu amigo, metemos foi 6 gols neles. Então, se você baseia nisso, ganhamos tudo o que valia pra Pelé, pra quem você quiser. Seu time ganhou uma fraca Libertadores em tempos fáceis.

    ResponderExcluir
  86. Blogueiro não entende merda nenhuma de futebol cara, isso aí que você falou é pura verdade, ele fala isso porque o time dele não ganhava nada a 43 anos. Você não citou o Palmeiras vice campeão em 69, da Libertadores. Isso que você falou é verdade, só os times fortes tentavam ganhar a Libertadores, o Corinthians não tinha condições em 1977, com um time que nem estadual ganhava.E o Cruzeiro foi campeão em 1976 ganhando da base da seleção argentina, o River Plate, com 7 jogadores que integravam o elenco campeão mundial em 78, Fillol, Perfumo, Passarela, Luque, etc. E bem você lembrou o Inter foi vice em 1980, com Falcão e companhia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vcs, esse bloguero é um fanfarrão. Naquela epoca os caras aguentavam cusparadas na cara, arbitragens maldosas, pedradas, para buscar o titulo. Dizer que estadual tinha mais valor é brincadeira. Vivi aquela epoca, quem não se lembra do Cruzeiro contra Internacional, 5 a 4 ? O Inter entrou pra ser campeão, valorizou sim, tanto que em 1980 chegou a final e foi vice campeão. O São Paulo perdeu para o Independiente em 1974,entrou pra ser campeão. E o próprio atletico tentou em 81 e foi garfado contra o flamengo, que valorizou e foi campeão. Falar isso aí é muita doença, e sobre as comemorações, eu presenciei um dos maiores carnavais em Minas, na volta do time do jogo do Uruguai. E não me esqueço dessa outra final, a de 1977, contra o Boca. Com o penalty que o Vanderlei errou, o Cruzeiro perdeu o titulo. Depois disso, Vanderlei acabou sua carreira no Cruzeiro, ficou manchado por aquele penalty. Se não tivesse tanto valor, ele não teria sofrido tamanha pressão a ponto de largar o futebol. Enfim, quem escreveu essa reportagem não sabe nada de futebol, é um bairrista

      Excluir
  87. Vamos aos Pontos da Tendencia dessa palhaçada dita:

    em 1981 perderam uma primeira fase ( PRIMEIRA) e choram ate hoje.. ( fim ) isso por que nao era importante

    mas o mais engraçado é desvalorizar a Libertadores de 1997 ( inventaram ate GREVE) ai...

    em 1996 RIVER CAMPEAO DA LIBERTADORES 1997 CAMPEAO DA SUPÉRCOPA LIBERTADORES

    VELEZ CAMPEAO DA SUPERCOPA LIBERTADORES 1996

    ALEM DO RACING....

    engraçado que so na aLibertadores 1997 eles nao jogaram... que coincidencia nao?


    aahhh essas frangas.. ACEITEM.. Cruzeiro, UNICO MINEIRO CAMPEAO DA LIBERTADORES.. BI CAMPEAO DA SUPERCOPA LIBERTADORES..E CAMPEAO MASTER DA LIBERTADORES

    ESPAÇO CEDIDO..O CHORO É LIVRE

    ResponderExcluir
  88. kkkkkkkkk....Grupo da morte? Com time boliviano, time semi profissional da argentina e time com elenco querendo derrubar o técnico? Os times argentinos em 97 que disputaram a Libertadores NÃO aderiram a greve e na década de 70 TODO mundo ia com o time titular e quem perdia inventava que os campeonatos estaduais eram mais importantes. Deveria te pedir mais honestidade intelectual, mas as palavras "honestidade" E "intelectual" não combinam com atleticanos.....kkkkkk

    ResponderExcluir
  89. Quanta baboseira!
    Se o blog não fosse assinado poderia jurar que foi a família Kalil quem havia escrito.
    Quanta audácia falar que em 76 não se dava importância para a Libertadores e que era mais "fácil" baseado em relatos idiotas de torcedores...Basta fazer a mesma entrevista na final do campeonato mineiro que a resposta seria a mesma: "É claro que ganhar do galo é mais importante" ou vice versa..notícia se faz em variados contextos seu energúmeno.

    Ganhamos do River meus amigos em meio a clima de hostilidade fora do comum que havia à época. Um time de tradição! Coisa que você nunca vão entender!
    Somos notoriamente conhecidos na América do Sul como "La bestia negra" por sermos páreo duro para os sulamericanos por diversas vezes! E não apenas na primeira fase da Liberta, já que dali pra frente foi só chocolate que vocês tomaram. E passaram com MUITA mas MUITA sorte nas fases seguintes (e alguns indícios sórdidos que não convém mencionar pq senão o pessoal fica muito "agitado")
    Mas convém mencionar a intervenção mais suja que já presenciei no futebol com aquele apagar de luzes. Do mesmo naipe do massagista que tirou o gol do tupi na série D.
    Tempo técnico é só no futebol de salão turma.

    "Grupo da morte" ?? Faça me o favor..Arsenal da Argentina..esse time é praticamente o São Caetano de lá..time novo, sem torcida, de bairro...São Paulo na baixíssima, e um time desprezível da Bolívia.

    Caro blogueiro e seus amigos atleticanos..já ganharam! Comemorem! Dêem a devida importancia ao título baseado na história, e não porque estão envergonhados por terem ficado tanto tempo na inexpressão.

    Reconheçam que o caminho de vocês é mais longo que o de seu maior rival.

    E quando for escrever novamente sobre Libertadores e Minas Gerais escreve sobre as outras participações de times mineiros na competição, não somente a que estes ganharam.
    Mas não vale considerar a de 2009 como do Atlético não hein..o Estudiantes ainda é argentino ok ?
    Só para depois não poder reclamar quando forem chamados de torcida arco-íris


    ResponderExcluir
  90. Esse texto está louco! O Santos de Pelé só venceu duas Libertadores na década de 60 porque os times Uruguaios e Argentinos eram muito melhores. Da mesma forma que o Brasil venceu o mesmo número de Libertadores na década de 70 que o Paraguai: o Paraguai tinha o mesmo número de craques. Vejamos a década de 80: O Uruguai venceu o dobro de vezes dos brasileiros porque o futebol uruguaio era melhor que o brasileiro E MUITO! Aí você vê a entrevista do Coutinho dizendo que o Santos levava o time reserva para a Libertadores para excursionar pela Europa e logo pensa que o título não valia nada? Engano seu, acontece que excursão pela Europa é o que há! Só a Copa do Gelo do Galo que não vale nada! Essa mídia atleticana é muito foda.

    ResponderExcluir
  91. E aí vem o pessoal comparar história de clubes! Cruzeiro é tradição! É só um detalhe o fato de que passamos mais de 50 anos vivendo à sombra de Atlético x América.

    ResponderExcluir
  92. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Tão imparcial. Vc esqueceu de dizer que em 2006 a serie B foi a mais importante da história. Que naquele ano a serie A não era importante pra nenhum time. E que todos queriam ganhar a serie B.
    Vc é uma comédia meu querido!!!

    ResponderExcluir
  93. Você é um retardado mental, só pode. O seu timinho patético, acostumado a levar de 5 do Cruzeiro (ou de SEIS) participou apenas 5 ou 6 vezes da libertadores, o que prova a "força" dessa porcaria de time, sem falar que em 2013 foi a primeira final, isso depois de cento e sei lá quantos anos de (IN) existência de clube. Pelo que a história conta, o Cruzeiro tem simplesmente mais que o dobro de participações do 6a1o e exatamente também o dobro de títulos.

    Vocês, frangas rosas, são tão serelepes... Ficaram 42 anos sem títulos e quando eram zuadas, falavam: "quem gosta de título é cartório". Agora estão com esse papo que o Cruzeiro está há 10 anos sem título. Vocês são ridículas!!!

    Pega essa sua grande vontade de falar merda e vai dar a bunda, que eu sei que vocês gostam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acostumado a levar de 6? Deixa eu te contar uma coisa:
      Para igualar o saldo de gols do confronto, seu time precisa aplicar 16 goleadas de 6x1 SEGUIDAS. Ainda assim a maior goleada seria 9x2.
      Cruzeirense querer suscitar confronto direto com atleticano só mostra o quanto é burra essa torcida. João x Maria é o segundo confronto entre times grandes brasileiros mais covarde da história. Só perde para Vasco x Botafogo. O Galo tem "só" 32 vitórias a mais que a Mariposa. Isso quer dizer que para IGUALAR o confronto vocês teriam que vencer todos os clássicos por 10 anos.
      Sabe por quê disso? Falta de tradição. Passaram mais de 50 anos na sombra de Atlético e América. E nunca sequer jogaram um mundial.

      Excluir
    2. Falo tudo 42 anos virgens só atleticanos msmo e ainda querem zuar alguem, vai zuar tupi, abc os times la da serie c e d que tem a msma quantidade de titulos que o gaylo kkkkkk

      Excluir
  94. O cruzeirense tem o mesmo direito de chamar atleticano de viado que um são-paulino tem de chamar um corinthiano de bambi. Ou um fluminense chamar um flamenguista de flor.

    ResponderExcluir
  95. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUE PREOCUPAÇÃO QUE É ESSA COM MEU CRUZEIRO GENTE?? Q INVEJA DA POHA ATLETICANOS PAREM DE OLHAR MEU TIME CUIDEM DO SEUS COM + DE 100 ANOS E 2 TITULOS OU MELHOR NENHUM PQ 1 COM GRANDE CHANCE DE COMPRA E O DO BRASILEIRO JA FOI EXCLUIDO KKKKKKK
    GALINHEIRO CADA DIA INVENTAA UMA DESCULPA NOVA KKKKKKKKK FRANGASSSS SEM TITULOS KKKKKKK CHUPEM 4 COPAS DO BRASIL 3 BRASILEIROS 2 LIBERTADORES ETCCCCC SEM TER 100 ANOS EMMM MAIOR DE MINAS CRUZEIRO SEGUNDO MAIOR AMERICA SEM MAIS. KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  96. atleticanos só sabem fazer os cruzeirenses rir msmo kkkkkkkkkkk essa foi a desculpa lvl 1000 time pekeno é assim fica olhando o time maior pra comparar em vez de olhar pra si msmo

    ResponderExcluir
  97. Realmente a Libertadores de 76 é um lixo... Bom mesmo deve ser a Taça do Gelo, né galinha pintadinha?

    ResponderExcluir
  98. A começar pelos times Argentinos: que todo mundo já sabe que a mais de 6 anos não estão jogando como jogavam antes. Os times Brasileiros: um São Paulo em crise, um Fluminense e um Palmeiras que perdem em casa para Olímpia e Tijuana, palmeiras *2ª divisão. Tirando os Argentinos e os Brasileiros sobraram os gatos pingados: nacional (único titulo da libertadores do Uruguai foi em 1988). Real Garcilaso (sem comentários) Santa Fe: (nunca ganhou uma libertadores e sem tradição) sobrou o Tijuana: (um time que só joga em casa, que por sinal ganhou de vcs lá, time com dividas financeiras.) E ai nego vem falar que a Libertadores do Atlético é a mais importante, que as duas libertadores do Cruzeiro não valem nada. Meu amigo o Cruzeiro tem 13 participações: jogou 128 jogos ganhou 77/22/29 o Cruzeiro é o 2 time Brasileiro com melhor aproveitamento na competição. O Cruzeiro merece respeito. A conquista da libertadores do Galo foi legal, foi na raça, beleza, isso o bom amante do futebol sabe reconhecer. Dai desmerecer o Cruzeiro por causa dessa libertadores suas kkkkkk é coisa de vacilão.

    ResponderExcluir
  99. Só duas perguntas: Se a Libertadores era tão mais fácil, pq certos times nunca ganharam antigamente?
    E porquê tanta choradeira quanto à derrota na "semifinal" da competição há anos atrás?

    ResponderExcluir
  100. O cara que escreveu isso com certeza e Atleticano...

    ResponderExcluir
  101. filho da p... só digo isso... autor atleticano filho da p.... que finge ser imparcial, finge que está expondo fatos... ele só pegou assuntos e relatos que tiram a credibilidade, sendo que nessas msm epocas tinham fatos q davam credibilidade... vsf atleticano fdp

    ResponderExcluir
  102. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk as meninas do barro preto ficam indiganadas com a verdade. Uai a máfia azul azul calcinha ou o tibete azul (como diz o mito FRED) não avisou vcs que em 97 os times argentinos estavam de greve .... Bicampeão de NADA!!!

    ResponderExcluir
  103. O mais interessante, é que você, blogueiro tendencioso, não entende de futebol. Se a Libertadores não valia nada naquela época, porque vocês choram a de 81, até hoje? Tem mais. A libertadores na década de 70 era muito disputada, os times fortes entravam para ganhar.Era difícil ser disputada, por questões financeiras, violência, arbitragem, etc. Mas quem tinha time bom queria ganhar. Pesquisa aí, o presidente do Fluminense, em 1976, quis comprar a vaga do Cruzeiro na Libertadores, tamanha vontade que tinha de ganhar o torneio com a máquina tricolor de Rivelino. O São Paulo de Valdir Perez foi vice campeão em 1974, numa final contra o Independiente, o Cruzeiro ganhou em 1976, foi vice em 1977, o Internacional de Falcão foi vice em 80 e o Flamengo campeão em 81, o Gremio ganhou 83 e foi vice em 84. Isso aí é desculpa de quem nunca ganhou em épocas de guerra, a Libertadores. Quem tinha time pra ganhar, queria ganhar. O Corinthians priorizou o paulista de 77, realmente, pois se fosse disputar a Libertadores, fatalmente perderia por ter time inferior aos outros e atrapalharia na campanha do fim da fila do estadual após 23 anos. E sobre 1997, o Cruzeiro deixou o bicampeão Gremio e o campeão Colo Colo pelo caminho. E sobre título brasileiro, o Cruzeiro foi campeão nacional em 1966. E sobre a época de Pelé e Libertadores, se a Libertadores não valia tanto pra ele, o que valia era Taça Brasil, e nessa aí meu amigo, metemos foi 6 gols neles. Então, se você baseia nisso, ganhamos tudo o que valia pra Pelé, pra quem você quiser. Seu time ganhou uma fraca Libertadores em tempos fáceis. Você não passa de um fanático e doente que não conhece a história do futebol.

    ResponderExcluir
  104. Grupo da morte? O tradicional Arsernal do Bairro de Sarandí, o poderoso time boliviano e o pior são paulo da história.
    .
    Tijuana = ipatinga. Time recem formado sem qualquer tradição no mexico. Newls old boys é mais ou menos o guarani de campinas e o Olímpia está na zona de rebaixamento no campeonato paraguaio.
    .
    Em 1997 já tinhamos 3 títulos nacionais. 1966 e copa do Brasil 1993 e 1996.
    .
    Hoje temos 7 títulos nacionais, sendo 3 brasileiros e 4 copas do brasil. As frangas só tem 1 título nacional.
    .
    COMO DIZ A FIFA: O Brasileirão é o campeonato mais díficil do mundo, por isso que o galão da massa está há 42 anos na fila.

    ResponderExcluir
  105. Futebol argentino é lixo e está falido. Hoje qualque time que não seja brasileiro que ganhar a libertadores é zebra... Olimpia e Newls e estivessem hoje no brasileirão cairiam para a segunda divisão.
    Deu dó de ver o velez jogando contra a ponte. Que timinho ruim... e o river contra o lanus, pior ainda.
    Ano que vem o CRUZEIRO vai levar fácil a libertadores. Alguem poderia me dizer o nome de um bom jogador atuando a argentina ou outro pais sulamericano.
    .
    O fraco futebol mexicano prioriza o copa da concacaf, tanto é que américa, lider isolado do mexicano não vem para a libertadores.

    ResponderExcluir
  106. Quais as duas coisas que o atleticano não tira da boca?
    Resp.: Cruzeiro e piroca.

    ResponderExcluir
  107. Quando você escuta a narração do gol do título da libertadores de 1976 é que se percebe o quanto que ela valia!
    .
    Ganhar brasileiro é difícil demais, por isso tem gente na fila há 42 anos. Os caras são tão azarados, que logo no ano que elas ganham alguma coisa, o cruzeiro conquista seu sétimo título nacional.

    ResponderExcluir
  108. VEJA A CONTRADIÇÃO. NO MESMO TEXTO ELE DIZ QUE OS TÍTULOS DO CRUZEIRO NÃO ERAM TÃO IMPORTANTES, MAS PARA DIZER QUE O DO ATLÉTICO VALE MAIS, ELE DIZ QUE O OLÍMPIA É TRI-CAMPEÃO... AÍ EU TE PERGUNTO, O OLÍMPIA NÃO CONQUISTOU ESTES TÍTULOS MAIS OU MENOS NA ÉPOCA QUE O CRUZEIRO CONQUISTOU OS SEUS. O TRI DO OLÍMPIA O TORNA O TODO PODEROSO, MAS O BI-CAMPEONATO DO CRUZEIRO NÃO? Vale lembrar que os torcendores do olímpia chamam o atlético de time pequeno. O todo poderoso são paulo também conquistou dois dos seus títulos em 92,93.
    .
    Em 1997 racing, velez e river plate disputaram a competição.

    ResponderExcluir
  109. O que podemos concluir? Corinthians e Atlético ganharam a Libertadores na hora certa. Daqui pra frente, a tendência é que continue difícil e o título mais cobiçado do continente.
    .
    Veja a minha conclusão de acordo com seu texto:
    .
    O que podemos concluir? Corinthians e Atlético ganharam a Libertadores no momento em que ela virou copa do brasil. Daqui pra frente, a tendência é que continue fácil e que somente clubes brasileiros vençam a competição, já que o futebol sulamericano está quebrado e o futebol argentino virou um lixo, os bons times (boca, river, racing, indepediente,...) já eram. Não existe bom jogador fora do Brasil e o méxico leva para a libertadores o que não vai para a concacaf. Assim A TAÇA LIBERTADORES VIROU UMA COPA DO BRASIL com a participação estrangeira.
    .
    Quem não chegou a esta conclusão é clubista e não conhece nada de bola.

    ResponderExcluir
  110. ISSO É CAROXA. 76 QUANDO FOMOS CAMPEOES, SO O CAMPEAO NACIONAL E O VICE TINHAM DIREITO A DISPUTAR A LIBERTADORES, TAMANHA A IMPORTANCIA, NUM É IGUAL HJ QUE TEM G4 + CAMPEAO DA COPA DO BRASIL + CAMPEAO DA SULAMERICANA. EM 97 TIRANDO O SPORTING CRISTAL QUE ENFRENTAMOS NA FINAL, EM TODAS AS FASES ANTERIORES HAVIAMOS ELIMINADO CLUBES QUE JA HAVIAM SIDO CAMPEÕES DO TORNEIO, COLO COLO E GREMIO, LIBERTADORES CAFÉ COM LEITE É A DE 2013 ONDE NAS QUARTAS DE FINAL SO HAVIAM CHEGADO 2 EQUIPES QUE JA HAVIAM SIDO CAMPEÃS, O BOCA JRS E O OLIMPIA, AGORA ATLETICO MG, NEWELLS OLD BOYS, DEPORTIVO SANTA FÉ, FLUMINENSE, TIJUANA E REAL GARCILASO (ESSES 2 ULTIMOS NUNCA TINHA OUVIDO NEM FALA) NENHUM DESSES HAVIA SEQUER CHEGADO A UMA FINAL. POR TANTO VCS VAO DESMERECER TITULO DE QUEM NAO ENTENDE DE FUTEBOL, PQ CRUZEIRENSE ENTENDE E SABE DA HISTORIA DO SEU TIME.
    E OUTRA COISA GRUPO DA MORTE ? COM THE STRONGEST , ARSENAL DE SARANDI E SAO PAULO NA PIOR FASE DA CARREIRA? PELO AMOR NÉ, VCS DERAM FOI MUITA SORTE DE CAIR NESSE GRUPO PIFEO. CONTINUEM SEGUINDO O PROTOCOLO QUE O VOVO DE VC'S ENSINOU, NAO PODE DISCUTIR COM O CRUZEIRO, NA BOLA, NOS FATOS, NOS TÍTULOS, ENTÃO VOCE VAI LA E DESMERECE ELES, E FALA MAL, OFENDE E XINGA QUE AI VC TENTA SE IGUALAR.

    ResponderExcluir
  111. Agora... Alex... fala aí da Segunda Divisão...

    ResponderExcluir
  112. Concordo com vcs, esse bloguero é um fanfarrão. Naquela epoca os caras aguentavam cusparadas na cara, arbitragens maldosas, pedradas, para buscar o titulo. Dizer que estadual tinha mais valor é brincadeira. Vivi aquela epoca, quem não se lembra do Cruzeiro contra Internacional, 5 a 4 ? O Inter entrou pra ser campeão, valorizou sim, tanto que em 1980 chegou a final e foi vice campeão. O São Paulo perdeu para o Independiente em 1974,entrou pra ser campeão. E o próprio atletico tentou em 81 e foi garfado contra o flamengo, que valorizou e foi campeão. Falar isso aí é muita doença, e sobre as comemorações, eu presenciei um dos maiores carnavais em Minas, na volta do time do jogo do Uruguai. E não me esqueço dessa outra final, a de 1977, contra o Boca. Com o penalty que o Vanderlei errou, o Cruzeiro perdeu o titulo. Depois disso, Vanderlei acabou sua carreira no Cruzeiro, ficou manchado por aquele penalty. Se não tivesse tanto valor, ele não teria sofrido tamanha pressão a ponto de largar o futebol. Enfim, quem escreveu essa reportagem não sabe nada de futebol, é um bairrista, esse cara não serve para nada em termos de comentário, um bossal

    ResponderExcluir
  113. Porque vc não toma no fiofó otário. NUM ENTENDE É NADA DE LIBERTADORES pra falar tanta m#@$
    toma aí uma homenagem: http://www.youtube.com/watch?v=-MK1q9fZjeI

    ResponderExcluir
  114. Cada um escreve o que quer na internet... Bobo é quem acredita nas grandes avalanches de merda que estão por ai. Alex, você não entende absolutamente nada de futebol! Parabens esse é o pior texto, de longe, que eu já li sobre futebol! E olha que eu nem sou Cruzeirense!

    ResponderExcluir
  115. dizer que ninguém dava bola pra Libertadores em 76 é puro autismo galináceo, todos os times sul-americanos eram base de suas seleções, uma vez que não era normal a transferência para Europa, como é hoje, então o River e o Boca eram base da seleção Argentina, assim como Peñarol, Nacional etc.. eram base do Uruguai e por aí vai...

    Com Respeito a 1997, claro que não houveram Argentinos na final, o Sporting Cristal tirou Velez e Racing (que havia eliminado o River Plate) E nenhum jogo deles foi com times reserva. Mais uma da série (Atleticano é burro, recalcado e pra piorar ainda é mentiroso)

    Mas Libertadores boa foi a de 2013.

    O gaylo teve que passar por:
    The Strongest (KKKKKKKKKKKKKKKKKKK)
    Arsenal de SARANDI (Isso é um bairro de BH?)
    São Paulo (Se não fosse o Muricy ja estava rebaixado junto do náutico)
    Tijuana (Time tem 5 anos de história, mais novo que o Ipatinga!)
    Newell's Old Boys (É como se fosse um Goiás da Argentina)
    Olímpia (Com quase 1 semestre de salário atrasado, e sem nenhum jogador de qualidade, ainda assim foi o adversário mais forte que o gaylo pegou)

    Típico de gazela mesmo.

    Faz um seguinte, cocota. Sonha com o Mundial, junta dinheiro, faz vaquinha e tentem comprar o time do Bayern, porque se não, no ano que vocês saíram da virgindade pra enfim ganhar algum título, vocês terão que finalizar passando vergonha no mundial, e vendo Cruzeirense (PRA VARIAR) levantando caneco.

    ResponderExcluir
  116. CRUZEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO 2013 com sobras!!
    Vão falar o que??? que é o mais fraco da história????
    OTÁRIOS!!!

    ResponderExcluir
  117. Você só pode ser louco mesmo. É doido de pedra!
    Pois é exatamente ao contrário do que você disse.
    A Libertadores era muito mais valorizada em outros tempos.
    Hoje em dia, os países sulamericanos estão em crise econômica, exceto o Brasil.
    Portanto, os outros times sulamericanos não conseguem mais montar times competitivos.
    Assim, acaba sobrando tudo para os brasileiros.
    Qualquer time brasileiro que entrar na Libertadores hoje entra como favorito.
    A prova disso é que até o Atlético MG foi campeão este ano. Até o Atlético MG, que é um time médio do Brasil.

    ResponderExcluir
  118. O mais engraçado de tudo é ver os atleticanos achando que o Atlético MG já em um time tradicional na Libertadores só pq ganhou uma única Libertadores este ano.
    O Atlético MG disputou apenas 6 Libertadores; chegou em apenas uma final; e logo agora, que a LIbertadores tá uma moleza, com a crise dos times sulamericanos.
    Olha que diferença: O Cruzeiro disputou 14 Libertadores; chegou em 4 finais; ganhou 2; nunca foi eliminado numa primeira fase de Libertadores.
    Tradição não se conquista do dia pra noite: se os Atlético quer ser tradicional na Libertadores, como o Cruzeiro, o São Paulo, o Grêmio, Santos..., vai ter que ralar muito ainda. Mas muuuuuito mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  119. Não custa nada lembrar o que a imprensa sulamericana disse este ano: "O desconhecido Atlético MG surpreendeu os grandes na Libertadores".

    ResponderExcluir